
Resenha do livro Cibercultura
O crescimento do ciberespaço é o resultado do movimento de idéias de pessoas dispostas a encontrar formas diferentes de comunicação, pensando dessa maneira é importante explorar o potencial mais positivo desse espaço, compreender a tecnologia.
O ciberespaço está ligado diretamente com a cibercultura, pois, por meio de um novo meio de comunicação que surge da interconexão mundial de pessoas, surge também os conjuntos de técnicas, atitudes, praticas e pensamentos que se desenvolvem junto com o crescimento desse espaço.A crença de que a tecnologia é independente da sociedade esta sendo quebrada com os avanços e benefícios que ela vem proporcionando. Se os aspectos humanos fossem divididos, seriam entre entidades técnicas, cultura e sociedade, e o conjunto desses elementos da origem ás tecnologias, e juntamente com isso os problemas e soluções.
A maioria dos problemas que envolvem a tecnologia está relacionada com a dificuldade em analisar as aplicações sociais e culturais desse meio por causa da ausência de estabilidade nessa área.As implicações envolvidas sempre mudam a situação da cibercultura, pois a tecnologia não é determinada, mas sim condicionada. As técnicas que surgem a cada momento alem de condicionarem essa área, também criam novos possibilidades para o crescimento do ciberespaço.
Por causa das grandes variações que essa área sofre, criou-se o tabu de que o crescimento da cibercultura determinava o desenvolvimento da inteligência coletiva. Pierre Lévy destacou o fato de que a tecnologia seria um veneno para quem não participa e um remédio para aqueles que nela mergulham.
​
Autor: Pierre Lévy